segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Deus 'erra a pontaria' e atinge o dedo do Cristo Redentor


Por Hermes C. Fernandes

"Deus não dá a sua glória a ninguém!" Esta foi uma das frases mais ouvidas nos últimos dias dos lábios de crentes que comentavam sobre o raio que atingiu a imagem do Cristo Redentor no Corcovado, um dos mais conhecidos pontos turísticos do mundo.

O incidente entra para o elenco de tantos outros que têm sido usados como evidência de que Deus não leva desaforo pra casa. Da mesma maneira como atingiu com um raio a estátua de pedra sabão, danificando o seu dedo médio, Deus também teria afundado o Titanic, inspirado o assassinato de John Lennon, entre outras estripulias. Tudo porque Ele não dá sua glória a ninguém. Quem mandou dizerem que nem Deus poderia afundar o Titanic? E quem John Lennon pensa que é para afirmar que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo? 

Que tristeza saber que esta é a ideia que boa parte dos crentes tem acerca de seu Deus. Uma caricatura muito mal feita do Pai das Misericórdias. Um deus que não tem bom humor. Que não sabe levar nada na esportiva. Que brevemente castigará os humoristas do Porta dos Fundos, caso não se arrependam de suas brincadeiras. E se eu fosse o pessoal do Pânico, tratava de colocar as barbas de molho.

Sinceramente, se o raio que atingiu o Cristo Redentor foi castigo de Deus, minha conclusão é que Deus deve estar muito ruim de pontaria. Há cerca de um ano, outro raio teria atingido a mesma imagem, porém, provocar danos. O serviço de meteorologia afirmou que no mesmo dia em que o dedo médio do Cristo foi atingido (16/1), o Rio de Janeiro teria sido alvejado por mais de 40 mil raios. Com tantos corruptos, estupradores, charlatões andando por aí, por que nenhum os atingiu? Se o alvo era mesmo a estátua, por que não a derrubou? Teria sido apenas um aviso? Teria Deus esperado tanto tempo para só de um ano pra cá decidir se livrar daquele 'insulto' à sua glória?

Se foi Deus quem afundou o Titanic, por que deixou imune os porta-aviões americanos com seu poder altamente destrutivo? Será que errou o alvo mais uma vez? Por que não fez cair o avião responsável pelo primeiro ataque nuclear da história em Hiroshima?

Se foi Ele quem inspirou o assassinato de Lennon, por que deixou impune o Ozzy Osbourne? rs

A única conclusão possível é que muitos cristãos estão fazendo uma leitura equivocada dos fatos. Raios caem todos os dias. Eventualmente, pessoas são atingidas. Algo em torno de 24 mil pessoas morrem anualmente no mundo inteiro em função da descarga elétrica provocada por um relâmpago. No Rio, é mais fácil ser atingido por uma bala perdida. E Deus continua onde sempre esteve, cheio de compaixão pela humanidade, provando o Seu amor ao enviar Seu único Filho para nos resgatar de nossa vã maneira de viver. 

O que insulta o Criador não é uma imagem de pedra sabão, nem uma frase dita fora de contexto, ou uma piada de mal gosto. O que o tira do sério é a maneira como nos tratamos uns aos outros, cheios de rancor, inveja, preconceito, mesquinhez, e ainda por cima, nos atrevemos a colocar tudo isso em Sua conta. Nem por isso, Ele fica enviando raios para nos fulminar. 

Pelo contrário, Suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos. Não fosse isso, Ele já teria enviado sete bilhões de raios de uma vez, endereçados a cada ser humano que habita nesta planetinha, e não sobre uma objeto inanimado. Duvido muito que Ele errasse a pontaria. Nem eu, nem você, teríamos escapado.

Servimos a Deus, não a Zeus. Adoramos o Pai de Jesus Cristo, e não os deuses do Olimpo. 

Nenhum comentário: