quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Michael Jackson-Jackson5 Medley

Hermes C. Fernandes: Meu tributo póstumo a Oscar Niemeyer, arquiteto do...


Por Hermes C. Fernandes

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, principal nome da arquitetura brasileira, carioca, nascido em 15 de dezembro de 1907, morreu hoje às vésperas de completar 105 anos (logo hoje, quando completo mais um ano de vida! E pensar que quando cheguei ao mundo, ele já tinha 62 anos!).  

Niemeyer foi internado no Hospital Samaritano em Botafogo, zona sul do Rio, no dia 2 de novembro para tratar de uma desidratação. Apresentando hemorragia digestiva, teve sua função renal comprometida. Ontem, uma infeção respiratória piorou seu estado clínico, resultando em seu óbito nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro.

Em 2007, Oscar Niemeyer foi eleito o 9º gênio mundial vivo em uma lista compilada pela empresa Syntetics (Lista dos 100 maiores gênios vivos). Todo brasileiro deveria se orgulhar de ser conterrâneo e contemporâneo deste grande gênio da arquitetura mundial. Além de ser responsável por obras memoráveis como Brasília, ele compôs a equipe responsável pelo projeto da Sede da ONU em Nova York. Mesmo aos cem anos, Niemeyer trabalha todos os dias em seu escritório em Copacabana. Desapegado de dinheiro, trabalha por amor à profissão e tudo que ganha gasta, com a família, com os amigos ou com qualquer outra pessoa que lhe convier. Não acumulou fortuna e doou diversos projetos. Diz-se que a metade do que ele fez ele não cobrou. Da metade que ele cobra, ele cobra a metade.


O que mais causa admiração em Oscar Niemeyer é o tom futurístico de suas obras, dando a impressão de que ele tenha vindo do futuro. Em pleno século XXI, suas obras continuam sendo consideradas arrojadas, dignas de serem cenário de um filme de ficção científica.

O poeta e crítico de artes Ferreira Gullar, declarou acerca dele: "Se é certo - como acredito - que nós, homens, inventamos a vida, o mundo imaginário em que habitamos, Oscar Niemeyer é um dos que mais contribuíram para isso, inventando uma arquitetura que parece nascida do sonho e, com isso, nos ajuda a viver"

Uma das grandes inovações arquitetônicas dele foi o uso do cimento armado para elaboração de curvas. Ele se justifica, dizendo: "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."

Sem dúvida, sua obra ficará para a posteridade. O antropólogo Darcy Ribeiro prognostica: “A gente imagina que daqui a 300 anos ainda vão falar de nós, mas é ilusão. Vão lembrar só do Oscar. Sempre haverá alguém estudando a obra dele.”

O velho arquiteto finalmente foi ao encontro do Supremo Arquiteto dos céus e da terra. Todos sabemos que ele se dizia ateu. Mesmo não tendo acreditado em Deus, pelo que tudo indica, Deus insistiu em acreditar nele, dando-lhe quase 105 anos de vida, e um vultuoso talento com o lápis e a régua, capaz de produzir traços arquitetônicos que insinuam um pouco da beleza celestial. 


Hermes C. Fernandes: Meu tributo póstumo a Oscar Niemeyer, arquiteto do...: Para os que jamais viram-no ainda jovem. Por Hermes C. Fernandes Oscar Ribeiro de Almeida de  Niemeyer  Soares, principal nome d...

The Jackson Five I want you back!

Parque da cidade de Brasília!

Um passeio em Brasília em 1967!

Brasilia 1960

Enchente no Rio de Janeiro 1966 (imagens brutas - TV Globo canal 4).avi

Fotos black and branco!