segunda-feira, 13 de abril de 2015

Os bastidores do mundo são o palco da eternidade


Por Hermes C. Fernandes



Um anjo se aproxima do trono de Deus para anunciar que alguns dos Seus súditos requeriam uma audiência imediata com Ele.

- Devo avisar ao Senhor que não se trata de gente comum, mas de verdadeiros heróis da fé. E pelo jeito, não estão nada contentes.

- O que poderia causar tal descontentamento?

- É melhor perguntar diretamente a eles.


- Mande-os entrar.

Em vez de um grupo, entrou apenas uma pessoa. Ninguém menos que Josué, o sucessor de Moisés, responsável por introduzir o povo de Israel na Terra Prometida.

- Onde estão os demais? - pergunta o Senhor.

- Pedi que ficassem lá fora um pouco e me permitissem falar em particular com o Senhor.

- Então, o que você pretende me dizer deve ser muito sério, não?

- É meio embaraçoso, Senhor.

- Diga logo. Desembucha.

- É que meu nome não consta da lista da galeira da fé em Hebreus 11.

- Como assim? Lembro-me perfeitamente de que o escritor inspirado pelo meu Espírito cita a queda dos muros de Jericó.

- É verdade. Mas em momento algum sou mencionado. E olha que o nome de meu antecessor aparece várias vezes, bem como o nome de outras figuras proeminentes como Noé, Abraão, Isaque e Jacó. 

- Não acho que você deveria se incomodar com isso. Afinal de contas, não foi bem você quem derrubou aquela muralha.

- Sim, mas fui eu que comandei o povo durante os setes dias em que rodearam Jericó. Fui eu quem teve aguentar os escárnios dos inimigos e a murmuração do meu povo.

- Sinceramente, não imaginei que você faria tanta questão disso.

- E o pior é que logo em seguida, o escritor cita Raabe, uma prostituta, que no mesmo episódio em que Jericó caiu, acolheu os espias que eu enviei. Chega a ser ultrajante. Meu nome suprimido, enquanto o dela foi exaltado. Como uma prostituta poderia receber maior honra do que um general? Eu acho que o escritor estava era de pinimba comigo. Aliás, se não se importar, gostaria que o Senhor me dissesse quem escreveu a tal epístola. Preciso checar com ele quais as suas razões e o que é que ele teria contra mim. 

- Você crê que todos os livros das Escrituras foram inspirados pelo meu Espírito?

- Claro que sim. 

- Então, não deveria estar questionando. O mesmo Espírito que impediu que este escritor citasse seu nome, também o impediu de assinar a própria carta. Não percebe que há uma mensagem aí? O que importa não é se o seu nome aparece ou deixa de aparecer, mas o fato de sua vida cumprir ao propósito para o qual veio à existência. No meu reino, quanto mais a pessoa faz questão de ser honrada, menos ela o será. Sinta-se honrado pelo simples fato de ter sua proeza citada ali. E não se incomode de uma meretriz receber a honra que lhe foi negada.  

Dirigindo-se ao anjo, disse:

- Que entrem os outros.

Entre eles, estava Davi, homem segundo o coração de Deus, além de Samuel, Gideão, Sansão, Baraque e Jefté.

- E vocês, o que querem?

- Senhor, temos uma reclamação a fazer.

- Vocês também? E o que é agora?

- Um escritor anônimo cometeu a gafe de citar nossos nomes em sua lista de heróis da fé, mas se esqueceu de citar nossas proezas - disse Davi.

- Não nos pareceu justo que outros heróis houvessem recebido um tratamento diferenciado. O tal escritor relatou o que fez Noé, Abraão, Moisés e outros, mas quando chegou a nossa vez, apenas se deu o trabalho de mencionar nossos nomes. Sentimo-nos desprestigiados - argumentou Samuel.

- Então, tudo que fizeram foi em busca de reconhecimento? Não bastou para vocês terem servido ao meu propósito?

- Sim. Tudo o que fizemos foi para Lhe agradar, Senhor. Mas pensávamos que receberíamos o mesmo reconhecimento que outros receberam. É uma questão de justiça. Se não deveríamos receber os créditos por nossas obras, então, ninguém mais deveria receber - reivindicou Sansão.

- Quer dizer que vocês acham que devo alguma satisfação a vocês? Ora, ora... o que faço ou deixo de fazer é única e exclusivamente pela minha graça. Nem vocês, nem eles mereceriam coisa alguma. Vocês foram meros instrumentos para a execução dos meus propósitos. Portanto, tratem de se contentar por terem sido usados para o bem de muitos. Alguns dos que tenho usado ao longo da história terão seus nomes lembrados, porém, não suas obras. Outros terão suas obras publicadas, porém, seus nomes serão mantidos em sigilo. Outros ainda terão tanto seus nomes, quanto suas obras reconhecidos. Enquanto outros serão relegados ao mais completo esquecimento. Somente a eternidade se encarregará de tornar conhecidos tantos os nomes quanto suas respectivas obras. Jamais se esqueçam de que os bastidores do mundo são o palco da eternidade, e a única plateia que realmente importa é a que ocupa o trono. 

* Conversa fictícia baseada em Hebreus 11:30-32
Fonte: Blog de Hermes Carvalho Fernandes

A partícula de Deus (bóson de Higgs) e o Ser- Olavo de Carvalho