segunda-feira, 26 de maio de 2014

Orar pra não ter Copa?


Por Hermes C. Fernandes

Estamos a poucos dias da Copa. Muitos irrmãos sinceros têm embarcado na campanha #nãovaitercopa. Apesar de entender que a escolha do Brasil para sediar o maior torneio de futebol do mundo foi precipitada, e que deveríamos estar empenhados em outras prioridades como a saúde, a educação, a segurança, tenho certa relutância em abraçar uma campanha como esta. Algumas igrejas já até anunciar reuniões de oração para que não haja copa.

Acredito que a Copa do Mundo será uma ótima oportunidade para atrair a atenção do mundo para o nosso país, mostrando que somos bem mais que uma república de bananas. O que poderá provocar uma onda de investimento sem precedentes no país, beneficiando assim a nossa tão sofrida população.

Não acho que devamos fazer vista grossa aos estádios superfaturados, aos desperdício de dinheiro público, enquanto nossos hospitais e escolas estão entregues às baratas. Mas daí, querer boicotar ou mesmo sabotar a copa não me parece sensato.

Temos que saber distinguir alhos de bugalhos.

Protestos? Por que não? Mas que tal se fossem protestos criativos que revelassem ao mundo a incompetência de nossos governantes e o descaso com que nossa população é tratada? Sem quebra-quebra. Sem violência.

Oro para que a Copa transcorra na mais absoluta paz e que a nossa seleção canarinho faça um bom torneio e, se possível, leve a taça.

Espero que os brasileiros tratem bem os turistas que vierem, como sempre fizeram, sem deixar que sua justa revolta se volte para os alvos errrados. Eles não têm culpa de nada o que acontece aqui. Que eles encontrem em nós um povo consciente de seus direitos, porém, ordeiro, afável, hospitaleiro, cujo sorriso é uma de suas marcas registradas.

Que a igreja de Cristo se empenhe na oração, na evangelização e proclamação do evangelho da paz, da justiça e do amor, em vez de fazer coro com aqueles que acham que estarão ajudando o país simplesmente sabotando um sonho que acalentamos desde os anos 50.

Se depender de mim, vai ter Copa e muito mais. Que venham as Olimpíadas...

Lembremo-nos da recomendação bíblica: "Busquem a paz da cidade e orem ao Senhor em favor dela, porque se ela prosperar, vocês também prosperarão" (Jr.29:7)

Viviane Mosé - Café de Ideias