segunda-feira, 17 de junho de 2013

Viver com Autenticidade - Ed René Kivitz

Protestantes com V de vergonha


Por Hermes C. Fernandes

Que vergonha! Fomos adestrados pelo sistema. Vendidos ao capital. Transformados em lubrificante das engrenagens políticas. Somos qualquer coisa, menos protestantes. Nem sei se somos realmente cristãos. 

Em vez de subversivos, tornamo-nos subservientes. Afinal, dizem os porta-vozes da "ordem", temos que nos submeter às autoridades. 

Se dependesse desses "protestantes", os discípulos de Jesus jamais seriam conhecidos como "aqueles que subvertem o mundo"; Jesus nunca teria "vandalizado" o templo em Jerusalém, derrubando mesas, soltando os bichos engaiolados, e tudo isso, munido de chicote; Lutero jamais teria "vandalizado" o castelo de Wittemberg com suas 95 teses, insurgindo-se contra a autoridade papal; William Wilberforce nunca teria desafiado o regime escravagista inglês, provocando um efeito dominó que culminaria na libertação dos escravos nos Estados Unidos, no Brasil e no resto do mundo; Dietrich Bonhoeffer não teria desafiado o nazismo (ou Hitler não era uma autoridade?).

A ausência da igreja cristã nos protestos, o silêncio de sua liderança, ou mesmo, as duras críticas que alguns têm feito ao movimento, causam-me profunda tristeza. 

A gente só se reúne quando está em jogo algo de nosso interesse. Por isso a sociedade não nos leva mais a sério. Somos anacrônicos. Indiferentes ao que Deus está fazendo para além dos nossos muros. Não tenho dúvida que por trás de tudo isso está o Espírito de Deus. 

Recordo-me da ocasião em que Paulo sofreu um naufrágio juntamente com toda tripulação que embarcara para Roma. Todos sobreviveram e acabaram numa ilha chamada Malta. Estava muito frio. Os nativos socorreram os sobreviventes e acenderam uma fogueira para aquece-los. Paulo, então, toma a iniciativa de sair a procura de lenha para alimentar a fogueira. Afinal, aquela chama aquecia igualmente a todos. Não era hora de um discurso moralista, nem mesmo de um sermão evangelístico. O mais importante naquele instante era o bem comum. Todos precisavam ser protegidos do frio. Enquanto se aqueciam, uma víbora saltou do fogo e apegou-se à mão de Paulo. Surpreso, o apóstolo sacudiu-a e devolveu-a ao fogo. Os que assistiram à cena, ficaram atônitos, esperando que Paulo sucumbisse por causa do veneno da víbora. O tempo passou e Paulo sobreviveu. No outro dia, ele teve a oportunidade de anunciar o evangelho a todos os moradores da ilha, conduzindo-os a Cristo.

Muitos líderes cristãos acham que só devem participar de movimentos que sejam encabeçados pela própria igreja. Ora, se Paulo pensasse assim, não teria saído em busca de lenha para alimentar aquela chama. Afinal, não foi ele quem a acendeu. Outros se preocupam de envolver suas igrejas em protestos como estes por conta dos riscos, principalmente depois que ação truculenta da polícia. Porém, se não formos capazes de nos expor por amor aos demais, com que credibilidade lhes anunciaremos o evangelho depois? 

O mundo precisa saber que nos importamos, não apenas com questões morais ou com o destino de suas almas, mas também com o que diz respeito ao bem comum. 

Que Deus levante em nossos dias uma igreja legitimamente protestante, que se disponha a buscar lenha para alimentar a chama da justiça. Quem sabe se assim não conseguiremos resgatar nossa credibilidade e relevância?

"Jamais achei que ele fosse atirar", afirma repórter atingida em protesto

Garajeano Jah!

Ser pautado e intimidado pelos religiosos é mostrar-se fraco diante da tirania. 
                                                 *
Oh ranço difícil de sair é esta tal de religiosidade!
                                                 * 
Generosidade com o próximo e com a vida é o lançar do pão sobre as águas, que retornarão para vc dar continuidade perpétua de generosidade. 
                                                   *
ATIVISMO É O PORÃO DA PRISÃO MENTAL DISFARÇADA DE "OBRA DE DEUS" ISTO É O QUE OS PSEUDOS CRISTÃOS USAM PARA DIZEREM QUE ESTÃO FAZENDO A OBRA DE DEUS. 
                                                   * 
Um pouco a mais de gritaria anima qualquer coisa. Ai dos gritões... 
                                                    *
Não me misturo a qualquer coisa se não desanda. 
                                                    *
A mistura certa dá sabor em tudo. Eu sou feito de misturas, eu vivo de misturas num mundo misturado.
                                                     *
Em todo guerra não existem vencedores apenas perdedores. 
                                                     *
Depois da guerra se levanta um memorial da tragédia que ficou. 
                                                     *
O homem sempre tem um plano “B". Deus não tem plano "B".  
                                                      *
O poder simplesmente pelo poder já está fragmentado e fadado ao fracasso.
                                                       *
Toda manutenção de qualquer estrutura depende do homem, sem ele com certeza ela não se sustenta em si! 
                                                       *
O meu melhor de mim ainda é o meu pior em mim!
                                                       *
O melhor para o homem é distanciar-se daquilo que lhe parece seguro!
                                                        *
Temos as armas nas mãos, mas não sabemos como usá-las! Por isso tanta munição desperdiçada. 
                                                         *
Estou rodeado de milionários literalmente, alias eu sou um deles. Por favor não me sequestre!
                                                         *
Seminário é o cemitério daqueles que buscam algo de novo naquilo que já esta necrosado pela mesmice humana. Nada de novo do nada!!
                                                         *
Entre os meus pensamentos e minhas palavras dita há um abismo enorme! Senhor coloque freio em minha boca para não dizer palavras frívolas.
                                                         *
Pensei que o meu silêncio dizia alguma coisa, ele ecoa muito mais contra mim do que a favor.
                                                          *
Somos diferentes não para se comparar uns com os outros, e sim para admirar a beleza que há no outro.