quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ed René Kivitz - Mendigo

Bibliotecas maravilhosas











O que vens fazer no Brasil, Jesus?


Leiam com atenção e reflitam...

Comentem, critiquem, concordem e discordem a vontade... este é um artigo para gerar os mais diversos tipos de reação!

"No início do cristianismo, o Imperador Nero perseguia os cristãos com ódio terrível. Para ilustrar esta perseguição, conta uma lenda que o Apóstolo Pedro, grande propagador do Evangelho, foi aconselhado a deixar a cidade de Roma e salvar a sua vida. Já fora dos muros, ele encontra-se com Jesus que ia em direção à cidade Pedro, assustado pergunta: "Para onde vais, Senhor?"

Jesus responde: "Vou morrer novamente em Roma". Após este encontro com o seu Mestre, Pedro compreende a mensagem e volta para a cidade, onde mais tarde é crucificado de cabeça para baixo.

Meus caros leitores, depois de dois mil anos, Jesus volta até nós, entra em nossas cidades para morrer com cada ser humano abandonado, desprezado e marginalizado em sua dignidade de filhos e filhas de Deus.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com os agricultores vítimas de uma política que não os incluem em programas governamentais, e assim sofrem com a seca, com a ausência de médicos e escolas para os seus filhos estudarem.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer nas cidades vitimadas pela dengue e pela meningite, cidades estas das promessas de políticos inescrupulosos que só procuram os pobres em campanhas eleitorais fomentando intrigas e ódio, políticos estes que não se preocupam com o saneamento básico ou com a preservação da natureza.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer na vida dos presidiários que vivem crucificados em verdadeiros depósitos humanos clamando por justiça e piedade.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com a juventude vítimas de traficantes nas portas das escolas, nas favelas e nas festas de uma sociedade farisaica que não sabe dialogar com os seus filhos entregues as drogas, à prostituição e ao roubo.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com os garimpeiros no trabalho árduo para ter o pão na mesa, na luta dos menores através dos trabalhos forçados em busca de sobrevivência e no rosto triste dos mendigos que dormem em nossas rodoviárias, nas nossas praças e viadutos passando fome e frio.

Mas o que vens fazer em nossas cidades Jesus? Ele responde: Venho morrer na luta de nossos índios e negros pelas suas terras e quilombos na eterna busca de sua identidade e sobrevivência.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com as pobres vítimas de uma política que hipnotiza, manipula e compra votos em nome da manutenção do poder e de uma hegemonia econômica, social e política.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer na vida triste, sofrida e crucificada dos doentes enfrentando filas na eterna peregrinação nas portas dos hospitais, clínicas e postos de saúde clamando por saúde e dignidade.

Mas o que vens fazer em nossas cidades Jesus? Ele responde: Venho morrer na vida dos menores abusados sexualmente por pais, empresários e políticos que usam e abusam do seu poder econômico e político.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com aqueles e aqueles que são vitimas da fofoca de desocupados que ficam de plantão nas ruas e praças para caluniar e crucificar todos e todas que fazem uma opção ética e democrática na luta por uma nova sociedade baseada nos valores cristãos.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com os que morrem vitimas da manipulação dos Meios de Comunicação Social em nome do poder econômico, de Multinacionais e grupos políticos conservadores que oprimem e manipulam o povo em nome do "Status Quo".

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com os sem terra e sem teto assassinados em nome da manutenção da ordem e do sistema fundiário e habitacional que exclui, mata e marginaliza.

Meu caro leitor. Com Jesus, também vamos ser condenados, sentiremos os espinhos da sua coroa nos ferindo,  vamos carregar a cruz, subiremos ao Calvário, seremos colocados na cruz, pregos serão postos em nossas mãos e pés. Com Jesus sentiremos a dor da lança transpassando o nosso peito e gritaremos: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste"? (Mc 15: 34). Com Ele, desceremos da cruz e seremos postos no túmulo. Mas também com Jesus não temos nenhuma dúvida: IREMOS RESSUSCITAR!"

Texto encontrado no Blog da Libertação