sábado, 29 de junho de 2013

O que penso da profecia que amarra os principados da corrupção e da miséria no Brasil


Por Hermes C. Fernandes

Agora vai! Uma famosa pregadora americana profetizou que os principados da corrupção e da miséria seriam amarrados no Brasil. Até que enfim! Já não aguentava mais viver num país dominado por esses principados do inferno.

Se você se animou com esta profecia e viu, nas recentes manifestações das ruas, um prenúncio do seu cumprimento, sinto em lhe informar que você aderiu a um modismo que desembarcou em terras tupiniquins em meados dos anos 90, embalado pelo enorme sucesso do livro "Este mundo tenebroso" de Frank Peretti. Apesar de ser um livro de ficção, sua abordagem acerca do mundo espiritual foi adotada por muitos como doutrina. 

Foi um tal de amarrar "principado disso", "potestade daquilo". Eu mesmo participei de um congresso de líderes com Peter Wagner e Cindy Jacobs nas dependências da sede da Renascer em SP. Saí de lá amarrando tudo o que via pela frente. Vivia, então, no auge da minha ignorância.

Mais de vinte anos se passaram e, pelo jeito, tais "principados" continuam soltos como nunca. Ou as correntes que usamos são frágeis demais, ou tudo não passa de imaginação sem qualquer respaldo bíblico.

O que os expoentes deste movimento atribuem a entidades demoníacas, as Escrituras chamam de "obras da carne".

Não, caro leitor. Não existe espírito de embriaguez ou de prostituição. Ambas são obras da carne. Não existe nem mesmo espírito de feitiçaria, pois esta também é obra da carne. Se quiser tirar a prova dos nove, leia a lista exposta por Paulo em sua carta aos Gálatas:
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas..." 

Gálatas 5:19-21
Atribuir tais vicissitudes à atuação demoníaca é uma maneira de nos esquivar da responsabilidade. Se quisermos ver o Brasil livre da corrupção e da miséria, temos que conclamar os homens ao arrependimento. Ora, arrependimento implica admissão de culpa. Por que deveríamos admitir a culpa por algo praticado por demônios?

Miséria é fruto da injustiça, da má distribuição das riquezas do país. Não se trata da atuação de demônio algum. Corrupção é resultado de falta de caráter e de impunidade. Isso não se combate com jejuns, palavras mágicas, gritos de ordem, atos proféticos, mas com denúncia e arrependimento.

Até quando o Brasil continuará importando estas teologias enlatadas dos EUA? A impressão que tenho é que, enquanto um gigante acordou (o Brasil), outro continua dormindo (a igreja).

O que precisamos não é de profecias ou profetadas, mas de um retorno às Escrituras, seguido de um engajamento da igreja nas questões sociais. Uma igreja genuinamente profética é a que rompe com a redoma da religiosidade ensimesmada e sai ao encontro do mundo, denunciando a injustiça e anunciando a boa nova do reino de Deus.

E quanto aos principados e potestades de que as Escrituras falam? Deixo a resposta para a maior autoridade no assunto:
"E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo na cruz." Colossenses 2:15
Não vou ficar perdendo tempo amarrando o que já foi despojado! Jesus disse que para que o valente fosse despojado de seus bens, outro mais valente do que ele teria que amarrá-lo. A menos que Jesus tenha falhado em Sua missão, teremos que dispensar qualquer outro candidato a "mais valente que o valente" (Mt 12:29, Lc 11:21-22).Alguém se habilita a fazer algum acréscimo à cruz?

A Alegria e o Trágico Em Nietzsche - Roberto Machado

[Filósofos & Educação] Kant

The Badpiper Thunderstruck - Muito legal

Ed René Kivitz - Lógica