sábado, 12 de janeiro de 2013

 5 coisas que eu gostaria de saber antes de entrar neste mundo.




Por Nelio da Silva

Algum tempo atrás eu não pude deixar de rir quando folheei, em uma livraria nos Estados Unidos o livro “Dez Coisas que eu Gostaria de Saber Antes de Entrar no Mundo Real” . A autora é Maria Shriver, esposa de Arnold Schwarzenegger. Eu fiquei pensando comigo mesmo: “Deixa disso Maria...” essa é uma criatura que nasceu e cresceu dentro da dinastia dos poderosos Kennedys e se casou com o maior ator de filmes de ação de todos os tempo e até já foi a primeira dama do estado da California! Deixando Maria de lado, o título do livro dela mexeu comigo e me fez pensar: "Nélio, quais são as apenas cinco – não dez - coisas que eu gostaria de saber antes de entrar neste mundo tão real?" Eis aqui o que eu realmente gostaria de saber, com toda certeza e que demorou um bocado pra eu entender a respeito desta vida: 

1 - A vida não é justa. 

Por que as pessoas não me disseram isso antes? Talvez elas tenham realmente me dito, mas eu não as ouvi. Aprendi que não devo levar esse ponto aqui muito a sério não; mas tenho que ser realista, afinal as Escrituras mostram, com riquezas de detalhes, relatos que evidenciam que realmente a vida não é justa. 

Lição positiva: 

O melhor mesmo é aceitar aquilo que vem à minha frente com a melhor atitude possível, o fato é que tenho que, continuamente, dar o meu melhor, sonhar grandes sonhos e fazer aquilo que é o melhor possível.

2 - As pessoas tem os seus favoritos. 

É verdade que não é o o seu conhecimento e habilidades que realmente importa, mas quem você conhece - e as suas conexões - é que realmente faz toda a diferença! Isso porque as pessoas jogam o jogo do favoritismo. Na prática, as coisas funcionam da seguinte maneira: algumas vezes não importa se você é a pessoa mais capacitada ou tem a melhor oferta naquela licitação. As pessoas vão fazer seus acordos com as pessoas que elas realmente gostam - ou devem favores - e tambem com aquelas que lhes dão um tapinha nas costas, ou com aquelas que realmente sabem massagear outros egos. 

Lição positiva: 

Enquanto luto para alcançar meus sonhos, tenho que desenvolver uma forte rede de sadios relacionamentos. 

3 - As pessoas vão me decepcionar.

Ser uma pessoa que faz o que diz pode ser uma bênção e uma maldição. Bênção porque sou capaz de olhar no espelho e ver a minha própria face todos os dias. Maldição porque a nossa tendência é ter uma expectativa muito alta das pessoas e certamente que as elas irão nos decepcionar porque elas são humanas, pecadoras e trazem consigo a sua humanidade depravada e como consequencia, não cumprem a sua palavra ou fazem aquilo que deveriam fazer. Eu poderia ter economizado muito estress emocional se eu soubesse disso antes de entrar nesse mundo. 

Lição positiva:

Devo dimimuir em muito a expectativa que tenho das pessoas e entender que assim como elas, eu também sou falho e necessito constantemente da graça de Deus.

4 - Nem todas as pessoas querem crescer. 

Ingenuamente eu achava que todas as pessoas gostariam de aprender, desenvolver e crescer. Eu imaginava que as pessoas queriam melhores perspectivas e se aprimorar naquilo que faziam. A triste realidade é que a maioria das pessoas não quer crescer. Essa é a razão pela qual existe uma coisa que nós chamamos de “média.” A maioria das pessoas querem mesmo é ficar onde elas estão. 

Lição positiva: 

Não posso e nem devo me conformar com a média. Deus me colocou neste mundo com um propósito, me deu dons e talentos e à semelhança da Parábola dos Talentos, vai chegar o dia em que terei de apresentar os dividendos daquilo que me foi entregue.

5 - Casamento demanda muito trabalho e disciplina. 

Um bom casamento requer muito trabalho. Quando jovem você pensa: “Vou encontrar a garota dos meus sonhos e com ela viverei feliz para sempre.” O que ocorre é que você se esquece que o seu cônjuge é um ser humano e você também é, na maioria das vezes! Viver debaixo do mesmo teto com alguém que tem as suas preferências, gostos e desgostos, personalidade, intinerários, agendas e sem mencionar alvos na vida, é algo que demanda muito trabalho! 

Lição positiva: 

Numa relação de casamento vão haver oportunidades mil para explodir, mas é também no casamento que estão as maiores fontes de felicidade. Sempre vale a pena investir tempo e energia em retirar o que existe de melhor nesta preciosa relação arquitetada por Deus.

Bônus: a despeito de tudo que mencionei acima, vale a pena viver esta vida! Nem todas as coisas mencionadas são “positivas” ou dignas de merecimento do nosso foco, mas elas são verdadeiras. Ser positivo não significa enfiar a cabeça num buraco do chão e evitar a negatividade da vida. Ser positivo significa ser realista, compreender os aspectos negativos da vida e optar pelo otimismo. Creio que o melhor cenário é o de lidar com o negativismo – com a melhor atitude possível – e direcionar o foco naquilo que é positivo (Fil 4:8).

A vida é boa, é dom e presente magnífico de Deus e eu posso fazer com que ela seja ainda melhor. Essas são apenas 5 lições dentre tantas que a vida tem me ensinado apenas DEPOIS que entrei nesse mundo tão real.

E dai?

Bom, pelo menos aprendi essa lições e posso vivê-las pelo resto da minha vida com a maior intensidade possível! E - sinceramente - eu espero que você também as viva. 

Nélio DaSilva
Texto tirado  do blog do meu querido Hermes C.Fernandes
-
Para ver de perto!