sexta-feira, 7 de setembro de 2012



                                                                  João 4:23-24

Vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espirito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espirito, e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade.

Vou dividir com você um pensamento. Não vou dizer que é certo ou errado, ou ainda que é o único. Essa é minha percepção.

Jesus está falando sobre tempo, pessoa e nível de relacionamento.

Tempo: vem e já.  Jesus inaugura um novo tempo, nova medida de relacionamento, nova aliança. Muitos esperavam ver a Deus e o Seu reino estabelecido, porém não da forma como Deus vê. Jesus está dizendo que  existe nada que possa limitar o momento de relacionar-se com o Pai. Nem hora, nem lugar. Com o Pai. Em todo o tempo ele refere  adoração ao Pai. Relacionamento. Sem esquecer de quem é o Pai: DEUS.

Pessoa: o Pai e o adorador. Deus não quer escutar música! Deus quer que ao nos relacionar com ele, saibamos com quem estamos falando. Com o Pai, meu Pai, nosso Pai. Adorador não é quem toca ou canta, sabendo ou não o que esta fazendo. Adorador é o filho. Quem tem a consciência de filho. Consciência. Me achego ao meu Pai com consciência de quem Ele  é, de quem eu sou, que posso me achegar e que posso me relacionar. Que Ele me ama, não me vê em pecado, não vê minhas culpas, não quer me julgar, mas quer me aproximar mais dEle.

Nível de relacionamento: em espírito, porque Deus é espírito. Lendo o começo do capítulo 4 do evangelho de João, percebo que a conversa entre a samaritana e Jesus estavam em níveis diferentes. Ele pede água, ela diz que não podiam se falar, Ele segue falando de outra água, e ela se refere a que ela tira todos os dias do poço. Ela cita as escrituras que falam de Jacó, Ele revela a vida da mulher... Nesse papo, Jesus começa a alinhar a mente dela, a estreitar até o momento em que se da a conhecer. Eu sou o Cristo! Um relacionamento no nível do espírito nada tem a ver com estado de "transe", mas em estado de consciência alinhada. Paulo escreveu:
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual."
 Romanos 12:1
Jesus está dizendo para que ela mude a sua mente, e se relacione com ele além de hora, lugar, de paradigmas, com livre acesso.  Seguindo em Romanos, o texto explica claramente para que não tomemos a forma desse mundo em seus conceitos e valores, mas que nos posicionemos em transformação, renovando o nosso entendimento. Sem alinhar nossa mentalidade a palavra de Deus e ao que ela realmente quer dizer fundamentados na verdade que Ele nos ama e nos quer perto, não há relacionamento, não há adoração. O Pai quer que sejamos parecidos com Ele a cada dia. Porque quanto mais nos aproximamos do Pai, mas expressivos como filhos seremos!
"... O nosso Deus está no céu, e tudo faz como lhe agrada. Os ídolos dos homens são de prata e ouro, obras de suas próprias mãos. Tem boca e não falam. Olhos, mas não podem ver. Ouvidos, porém não ouvem. Tem nariz e não cheiram. Suas mãos não tocam, seus pés não andam e som nenhum sai da garganta. Semelhantes a eles são os que os fazem, e todos os que neles acreditam..." Salmos 115

Katia Cristine Garajau
    

Nenhum comentário: