terça-feira, 26 de novembro de 2013

VOCÊ ACREDITA EM "COBERTURA ESPIRITUAL" DE PASTOR?


Oi, Caio...tudo bem? Meu nome é Marcelo e já nos correspondemos algumas vezes (lembra do Boteco dos Inconformados?). Sou um inconformado. Parece ser algo de dentro da minha alma, do meu ser. Não consigo ver o mundo neste caos e simplesmente relaxar, queria fazer algo... Mas me vejo pequeno frente a tudo isso...principalmente o mundo da religião que manipula tanta gente. Esta semana assisti um culto em São Paulo, uma pregação do Pr. Sila Malafaia. O pessoal gostou... Eu saí amargurado. A pessoa do pastor, do líder da igreja, foi engrandecida o tempo todo. Falou-se de tudo... Exemplo: que o capeta não toca um crente que tem um pastor forte e tal. Que temos que ter um pastor assim, e que devemos ofertar muito para o salário pastoral e tal. Quero deixar claro que não tenho nada contra o pastor ter um salário digno. Acho até que as igrejas deveriam recolher INSS e outros benefícios pra seus funcionários... Mas pregações que idolatram pastores ou o homem, e que falam do umbigo, me fazem mal devido a tantas experiências que já vi de homens que se aproveitam das ovelhas. Outro exemplo da pregação. O pregador falou: “Se você acha que devemos fazer o que está na Bíblia, fique em pé." Era aniversário do Pr. Jabes de Alencar. Daí, lógico, todo mundo fica em pé. Aí o pastor prega sobre o salário do Pr. Jabes, dizendo que está na bíblia que o pastor tem que receber em dobro (I Tm 5:17). Daí prega-se uma palavra de perfeição pastoral sobre o Jabes de Alencar (que não conheço muito e num tenho nada contra), e, no final, fala pra quem ficou em pé ofertar na vida do Jabes e que ele ( Silas ) iria profetizar bênçãos pra comunidade. Aí o povo que ficou em pé é constrangido a ofertar... putz... isso me irrita! Aí fala que aquele que está pensando algo contra, pra tomar “cuidado”... e tal... Daí conta um monte de experiências de pessoas que foram abençoadas dessa maneira (ofertando ), que levantou oferta pra um pastor e compraram um Mitsubishi Pajero pro pastor, pois ele é servo do Senhor... e tra lá lá... Ele também falou que quando um pastor fala, devemos cumprir, pois o pastor é autoridade de Deus na minha vida...Isso é verdade??? 1 - Será que eu virei um cético?? Será que o evangelho é isso... e coisas assim, desse tipo, e desse nível? Onde está a graça e a certeza de quem Deus é na dificuldade e nos dias escuros e na alegria? Como dói ver um povo... muita gente fazendo o que os líderes querem sem questionar... nada... Por sinal não pode questionar, pois o pastor é o servo do Senhor. Então eu pergunto: Até quando obedecer os pastores? 2 - Esse negócio de cobertura espiritual... como funciona à luz do Novo Testamento?. Essa história de que o Pastor tem que ser “o cara” e, assim, o demônio não chega perto das ovelhas, tem alguma base bíblica? Eu tenho visto um número enorme de pessoas sendo machucadas por homens que se chamam de líderes e pastores. Gente que busca uma espiritualidade verdadeira, cai na deles. Eu me amarguro com isso e não sei que resposta dar ao meu próximo que está machucado e ao meu interior que está inconformado com o que se chama de boa notícia....de evangelho... Eu achava que pastor tinha que ser servo. Ser o menor... olhar o próximo com amor e considerar esse próximo pelo menos igual a si mesmo. Eu achava que pastor deveria se prostrar e servir ao povo, brincar com o povo e trazer uma palavra também prática para o povo e muito mais.... Não sou mais evangélico, embora eu seja um Cristão. Bom deixei umas perguntinhas no texto acima. Se o senhor puder responder...? Um beijão Caio... aqui no site é muito legal... é meu refúgio... Marcelo ___________________________________________________________ Resposta: Meu querido amigo: Graça e Paz! Se você quiser saber o que penso da pessoa que você mencionou, basta você ler meu livro “Confissões de um Pastor”, no qual narro as impressões bem próximas que tive e tenho daquele prega-dor. Mas dele cuida Deus! Não é preciso dizer que tudo o que você narrou, em tendo acontecido assim, é absurdo, e, ao mesmo tempo, demonstra que tais pessoas sucumbiram de vez ao “sacerdotalismo da velha aliança”. Sim, eles são pessoas do Velho Testamento, nem cristãos ainda são, posto que, para eles, o “sacerdote” (eles) é o representante de Deus na Terra e é o mediador da aliança com os homens. Na velha dispensação, por exemplo, o sacerdote carrega o povo sobre si, seus pecados e ofertas de culto; mas, pelo menos, antes de fazer a expiação pelo pecado do povo, eles faziam por eles mesmos. Ou seja: até na velha aliança o sacerdote primeiro tinha que olhar seu próprio coração e confessar seus próprios pecados. Hoje, todavia, tais sacerdotes não pecam mais, não têm nada a confessar, e, além disso, ainda se auto-promovem como se fossem, eles próprios, os salvadores das ovelhas. Conforme o Evangelho, verdadeiros pastores não pensam assim. Assim pensam os falsos pastores denunciados pelo profeta Zacarias, aos quais Jesus chamou de lobos e mercenários. Desculpe-me a franqueza, mas eu seria um hipócrita se fizesse qualquer que fosse a média aqui. E como tudo o que você narrou aconteceu em público, e como em público eu já disse antes o que penso sobre a pessoa mencionada, não retirei os nomes citados, embora, em geral, eu assim proceda. Vamos às suas questões: 1. Ele também falou que quando um pastor fala, devemos cumprir, pois o pastor é autoridade de Deus na minha vida...Isso é verdade??? Resposta: Somente a Palavra de Jesus é autoridade sobre a sua vida. E um líder espiritual não é autoridade sobre ninguém. Se ele é coerente com o Evangelho, e se ele discerne o Evangelho para a vida, então, ele carrega autoridade. Tal autoridade, porém, nunca é por ele cobrada, pois, caso o faça, perde a autoridade. Paulo reclamou muito acerca de que sua autoridade não se fazia real entre os Coríntios, por exemplo. No entanto, a aflição dele não tinha nada a ver com uma autoridade que fizesse dele um Barão Espiritual da Igreja. Na realidade, ele trabalhava de graça na maioria das vezes. O que ele demandava era que os Coríntios não se deixassem enganar por aqueles que se diziam autoridades espirituais, mas que entre eles estavam apenas para perverter-lhes o entendimento na fé, e também a fim de aproveitarem-se financeiramente deles. Ainda no primeiro século já havia muitos que pregavam a fim de ver se tomavam dinheiro das pessoas. Assim, meu irmão, não obedeça a pastores, mas ao Evangelho; e ouça o que dizem os pastores que genuinamente ensinam a Palavra. O mais é entre você, Deus, e sua consciência. 2. Será que eu virei um cético?? Será que o evangelho é isso... e coisas assim, desse tipo, e desse nível? Onde está a graça e a certeza de quem Deus é na dificuldade e nos dias escuros e na alegria? Como dói ver um povo... muita gente fazendo o que os líderes querem sem questionar... nada... Por sinal não pode questionar, pois o pastor é o servo do Senhor. Então eu pergunto: Até quando obedecer os pastores? Resposta: A pergunta final já está respondida antes. Quanto a primeira pergunta — Será que eu virei um cético?? Será que o evangelho é isso... e coisas assim, desse tipo, e desse nível? —, devo dizer que é para ser cético disso aí mesmo. Se você é cético em relação a isso, saiba, então, que eu sou o mais absoluto incrédulo, posto que o que fazem não é conforme o Evangelho, e, nem tampouco eles o são enquanto assim procederem. Não dá mais para cobrir o sol com a peneira! 3. Esse negócio de cobertura espiritual... como funciona à luz do Novo Testamento?. Essa história de que o Pastor tem que ser “o cara” e, assim, o demônio não chega perto das ovelhas, tem alguma base bíblica? Resposta: Quanto ao pastor ter que ser “o cara” para proteger as ovelhas, digo que não existe tal coisa. É balela para enganar os trouxas. É como o espírito do feitiço, da macumba, do despacho; é um espírito pagão em relação ao Evangelho. Quem nos guarda é o Senhor. E tenho pena dos pastores que dizem tais coisas, pois, estão invocando sobre eles mesmos a ira de Deus. Deus não dá Sua Glória a outrem. E pobre daquele que brinca com isto. Quanto ao mais, a Palavra ensina que quem está “em Cristo”, está guardado no amor de Deus. Sim, está livre da morte, da vida, das coisas do presente e do porvir, das alturas, das profundidades, e até mesmo de qualquer criatura. E o maligno não lhe toca! O resto é parte do esquema de assalto e estelionato que se pratica em nome do Evangelho todos os dias. Grande é a ira de Deus sobre os que falsificam Sua Graça e adulteram Sua Palavra. É melhor ir a um bordel do que subir num púlpito para manipular almas sedentas de Deus. Sim, menos rigor haverá para os que freqüentam bordeis do que para aqueles que manipulam o povo de Deus e se aproveitam do Bom Nome que sobre nós é invocado, a fim de assaltarem as almas dos homens. Quanto a você, sugiro que você use de modo criativo e amoroso a sua “inconformação”, pois, “inconformados” estéreis, acabam ficando amargos, paralisados, e paralisantes. Não existe isto de ser pequeno. Tudo que Deus faz, começa pequeno e é feito de muitos pequenos. Tudo. Portanto, seja você, de modo propositivo, no âmbito de sua vida, aquele que anuncia a Boa Nova. Ou você pensa que para falar de Deus o cara tem que ter aquele circo lá? Ou é isto que você quer para você? Assim, me mostre seu inconformismo com atos, não com reclamações. Sim, por que você não começa a reunir os amigos para ler a Palavra, conversar e orar? Inconformados que apenas sofrem, e nada fazem, são com certeza os grandes amargurados de amanhã. Assim, não se inconforme apenas, mas busque ser a veste nova e o odre novo da presente hora. Receba meu abraço! Nele, que deu a vida pelas ovelhas, Caio

Nenhum comentário: