segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Jesus, Servo para Sempre!


Por Hermes C. Fernandes


Recentemente postei a imagem acima em meu mural no facebook. Dentre os comentários, um chamou-me a atenção, pois revela um ponto de vista que tem sido majoritário na igreja hodierna.

Ei-lo abaixo:
O "problema" é só focar no Jesus Servo e acabar abafando o Cristo que é Senhor . Devemos lembrar sim do Jesus que veio pra servir e dar a vida em favor de muitos, mas não esquecer que Ele voltara como Juiz pra quem o desprezou e que irá galardoar aqueles que o amam. Equilíbrio bíblico é muito importante nesta hora, pra não nos concentrarmos somente no Jesus que nos convém.
Primeiro, quero deixar claro que compartilho da ideia de que Ele virá em glória para julgar os vivos e os mortos, conforme ressalta o credo apostólico.

Já ouvi pregações que afirmavam que em Seu primeiro advento, Jesus era o Cordeiro de Deus, manso, humilde, serviçal, porém, em Seu segundo advento, Ele virá como o Leão da Tribo de Judá, cheio de majestade e poder, não mais para servir, mas para dominar.

O que fazer, então, com a afirmação de que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente?

Ouso dizer que Jesus jamais deixará de ser servo. Ele não precisa deixar de ser servo para ser rei, como também não precisou deixar de ser rei para ser servo. O problema é que nossa concepção de reino é mundana. Esquecemos de que Ele mesmo afirmou que em Seu reino, quem quiser dominar, deve servir. Em outras palavras, reino é sinônimo de serviço. Não é uma questão de quem é o maioral, de quem manda no pedaço, e sim, de quem serve. Enquanto lavava os pés dos discípulos, Ele não deixou de ser Senhor. Assim como ao fazer-Se homem, Ele não deixou de ser Deus. E ao ser exaltado acima de todos os nomes, Ele não perdeu a Sua humanidade.  Ele é 100% Deus e 100% homem; 100% rei e 100% servo para sempre.

Na visão de João relatada em Apocalipse, quem está no centro do Trono de Deus é o Cordeiro. Portanto, Ele não precisa deixar de ser cordeiro para ser leão. 

Em uma de Suas parábolas, Jesus diz que quando vier em glória, Ele mesmo nos fará assentar à mesa e pessoalmente nos servirá.

“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.” 
Lucas 12:37

Ser servo não o diminui em nada. Pelo contrário, justamente nisso que reside a Sua glória. Há muito mais glória em servir do que em ser servido. Aprendemos, pois, com Ele, e sirvamos uns aos outros despretensiosamente e em amor.

E quem quiser ser cabeça, que aprenda a plantar bananeira, pois o apóstolo que tinha a primazia entre os discípulos, terminou crucificado de cabeça para baixo. 

E você, escandalizou-se com a imagem acima?

Nenhum comentário: